terça-feira, 14 de agosto de 2012

Disposição Pessoal




A forma como percebemos as coisas ao nosso redor estão ligadas a nossa percepção, ao nosso sistema de valores e, até mesmo, a nossa hereditariedade.  Por isso, tudo pode nos deixar felizes ou mesmo estressados, até mesmo acontecimentos felizes, tais como casar, ganhar na loteria ou encontrar um ente querido após uma longa ausência.

Uma mesma situação pode ser percebida de modo totalmente diferente entre dois indivíduos, ou seja o que parece bom para uma pessoa pode ser muito ruim para outra. Um farol vermelho pode ser interpretado por uma pessoa como um objeto útil para disciplinar o trânsito, enquanto para outra pessoa pode significar uma fonte de irritação.  

Além do mais, a mesma pessoa pode perceber e reagir de forma diferente diante das mesmas situações em momentos diferentes, dependendo do estado emocional geral.  

Nossos pensamentos e sentimentos muitas vezes caminham soltos e  manifestamos nossas emoções com coisas que só existem em nossa imaginação. 

A maneira como pensamos sobre nosso passado e imaginamos nosso futuro é a forma pela qual desencadeamos emoções que podem aumentar ou diminuir nossa disposição pessoal.  Reviver lembranças desagradáveis, imaginar situações ameaçadoras ou visualizar o presente ou o futuro com apreensão, ansiedade ou medo, conduz à reação de estresse que muitas vezes nos paralisa e nos impede de buscar a realização de nossos desejos e sonhos.

Na vida prática, vemos algumas pessoas naturalmente ansiosas que reagem de forma negativa aos estímulos apresentados pela vida.  Por exemplo, a tarefa de ter que falar em público. Há pessoas que identificam esse compromisso como sendo altamente estressante, enquanto outras não.  Essas pessoas podem estar ansiosas devido à insegurança, o temor, à auto-estima um tanto baixa, falta de auto-confiança, entre outros.

Felizmente, o inverso também é verdadeiro, uma vez que temos a possibilidade de fazer um bom uso da nossa imaginação.  Enquanto os pensamentos negativos e produtores de ansiedade conduzem ao estresse, a imaginação de situações agradáveis e pensamentos positivos têm um efeito benéfico sobre o corpo produzindo uma sensação de bem-estar.

Luciana Maria Alves





Nenhum comentário:

Postar um comentário