segunda-feira, 16 de julho de 2012

Síndrome de Asperger



Algumas das características mais frequentemente apresentadas pelos portadores da Síndrome de Asperger são:

1- Habilidades sociais e controle emocional
- Não desfruta normalmente do contato social.  Relaciona-se melhor com adultos que com crianças da mesma idade.  Não se interessa pelos esportes. 
- Tem problemas de brincar com outras crianças.  Não entende as regras implícitas do jogo.  Quer impor suas próprias regras e ganhar sempre.  Talvez por isso prefira brincar sozinho. 
- Custa-lhe sair de casa.  Não gosta de ir ao colégio e apresenta conflitos com seus companheiros.
- É difícil identificar seus sentimentos e os dos demais.  Apresenta mais birras que o normal.  Chora com facilidade por tudo. 
- Tem dificuldades para entender as intenções dos outros.  É ingênuo.  Não tem malícia.  É sincero.

2- Habilidades de comunicação
- Não consegue olhar nos olhos de quem conversa.  Acredita em tudo aquilo que lhes dizem e não entende as ironias.  Interessa-se pouco pelo que dizem os outros.  Custa a entender uma conversa longa e muda de tema quando está confusa.
- Fala muito em tom alto e peculiar, usa uma linguagem pedante, extremamente formal e com um extenso vocabulário.  
- Em certas ocasiões parece estar ausente, absorto em seus pensamentos.

3- Habilidades de compreensão
- Sente dificuldade em entender o contexto amplo de um problema.   Custa-lhe entender uma pergunta complexa e demora para responder. 
- Com frequência não compreende uma crítica ou um castigo.  Assim como não entende que ele deve portar-se de formas diferente segundo uma situação social. 
- Tem uma memória excepcional para recordar dados e datas. 
- Tem interesse especial pela matemática e as ciências em geral.
- Aprende a ler sozinho ainda bem pequenos. 
- Demonstra escassa imaginação e criatividade, por exemplo, para brincar com bonecos.
- Tem um senso de humor peculiar.

4- Interesses específicos
- Quando algum tema em particular o fascina ocupa a maior parte do seu tempo livre em pensar, falar ou escrever sobre o assunto, sem importar-se com a opinião dos demais. 
- Repete compulsivamente certas ações ou pensamentos para sentir-se seguro.
- Gosta da rotina.  Não tolera as mudanças imprevistas.  Tem rituais elaborados que devem ser cumpridos.

5- Habilidades de movimento
- Possui uma pobre coordenação motora.  Corre num ritmo estranho, e não tem facilidade para agarrar uma bola.
- Tem dificuldade para vestir-se, desabotoar os botões ou fazer laço nos cordões do tênis.

6- Outras características
- Medo, angústia devido a sons como os de um aparelho elétrico.
- Rápidas coceiras sobre a pele ou sobre a cabeça.
- Tendência a agitar-se ou contorcer-se quando está excitado ou angustiado. 
- Falta de sensibilidade a níveis baixos de dor. 
- São tardios em adquirir a fala, em alguns casos. 
- Gestos, espasmos ou tiques faciais não usuais.

A família deve ser esclarecida sobre a gravidade da doença do filho, seus pontos de fragilidade e de habilidades, a importância da participação, a vida adulta e as possibilidades no trabalho. 

Referente a escola, lembre-se que não necessitam de Escolas Especializadas, o que implica que a comunidade escolar regular precisa ser orientada para promover a convivência com as discrepâncias do portador de Síndrome de Asperger, suas dificuldades executivas (por exemplo: incapacidade ou extremo comprometimento de escrita, necessitando de uma máquina de escrever ou um computador), pedagógicas, psicológicas, etc.

Do ponto de vista psiquiátrico o tratamento é sintomático, sendo significativo a presença de depressão, quadros obsessivos e quadros psicóticos em alguma fase da vida.  Torna-se então essencial uma avaliação médica para o tratamento das doenças que podem estar associadas ao quadro de Asperger.


Fonte: Guia Infantil
Luciana Maria Alves





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