terça-feira, 24 de julho de 2012

Vício em Internet



Quando falamos em vício pensamos em drogas, álcool, cigarros e outros.  Esquecemos que vício está diretamente ligado a uma compulsão, ou seja, uma tendência à repetição, impulso ou sensação de estar sendo levado, irresistivelmente, a executar alguma ação irracional.

“Compulsão à internet" é considerada como vício no caso de comportamentos relacionados à internet que interferem na vida normal de uma pessoa, causando stress em sua família, em suas relações de amizade e no trabalho.
  
Atualmente os casos de compulsão à internet vêm crescendo consideravelmente, isso está associado ao fato de que a todo o momento novas pessoas estão se conectando a rede, o que proporciona ao internauta novidades que o leva a permanecer conectado sempre. 

Preste atenção às perguntas abaixo e responda sim ou não a elas.  Assim pode-se ter uma ideia do nível em que se está de vício.
  
1. Você permanece online mais tempo do que pretende, com cada vez mais frequência?

2. Ignora ou evita outros trabalhos ou atividades para poder gastar mais tempo online?

3. Constantemente verifica mensagens ou e-mails antes de fazer algo que você precisa fazer, mesmo que isso atrase uma refeição?

4. Você fica irritado quando alguém o incomoda enquanto está fazendo algo online ou no telefone?

5. Prefere gastar seu tempo online com outras pessoas - ou através de mensagens de texto via celular - do que conversar pessoalmente?

6. Quando está offline, você pensa muito em voltar para o computador?

7. Discute ou é criticado por amigos, namorada(o) ou família sobre o tempo que você passa online?

8. Você fica eufórico pensando em quando será a próxima vez que estará online, ou mesmo, fica pensando sobre o que fará quando se conectar?

9. Você prefere atividades em frente ao computador a sair de casa e fazer qualquer outra coisa?

10. Você esconde dos outros - ou fica na defensiva quando alguém quer saber - aquilo que você faz na internet? 
(Fonte Capio Nightingale Hospital)


Tudo o que foi mencionado nas perguntas envolve todos os sintomas de vício na internet.  Mas, em resumo, eles envolvem: perder a noção do tempo online, não conseguir se concentrar em outras tarefas, isolamento da família e amigos, sentir culpa quando usa a internet, sofrer de ansiedade, ficar deprimido, ter outros vícios, não conhecer gente fora da internet e atualmente ser menos ativo socialmente do que costumava ser.


Quais os tipos de tratamento?

A maioria dos tratamentos envolve afastar o usuário da vida online por meio de atividades com outras pessoas.  Outras alternativas são: parar de usar um serviço específico (por exemplo, o Facebook, Twitter), colar bilhetes pela casa para lembrar de sair da internet, criar uma lista das tarefas cotidianas e procurar ajuda médica ou um psicólogo para se conhecer melhor, conhecer seus limites, fraquezas, forças, desejos... e, assim, não se perder em um vício qualquer.


Luciana Maria Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário