domingo, 8 de julho de 2012

Avaliação Psicológica Infantil


Quando uma família decide procura procurar um Psicólogo Infantil espontaneamente ou por encaminhamento ouve do profissional que será feito o Psicodiagnóstico, Diagnóstico Psicológico ou Avaliação Psicológica do que está acontecendo, mas o que é uma Avaliação Psicológica?

A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. A avaliação é a descrição da realidade psicológica de alguém, adulto ou criança, e fornece ao psicólogo um conjunto de informações, as quais este deve saber interpretar, selecionar e sobretudo transmitir ao interessado.

A avaliação psicológica infantil se inicia com a entrevista com os pais, onde estes contarão ao Psicólogo o motivo da procura, quem os encaminhou, quais os sintomas ou dificuldades que a criança esta passando, falam também sobre o desenvolvimento da criança, esta entrevista chama-se Anamnese. Em seguida com todas estas informações o Psicólogo decide como melhor avaliar esta criança, são aplicados testes para se conhecer melhor a criança, existem testes para Avaliação Intelectual, Testes Projetivos que mostram o emocional, Testes Neurológicos, e Testes que abordam a relação com a escola. São realizadas também observações com a criança, e por vezes com a família e de acordo com a queixa pode ser feita uma visita à escola, todo este processo pode demorar de 6 a 10 sessões. Ao final o Profissional pega todo o material de avaliação, verifica os resultados e as convergências nos diversos testes, para então dar o Diagnóstico e orientar a família para quais passos seguir esta conclusão traz consigo uma série de considerações éticas que visam não somente a imparcialidade do processo em si, mas principalmente a humanização deste, tendo como foco a preservação da integridade do sujeito avaliado.

Após o Diagnóstico a família, professores e outros profissionais podem ser orientados sobre as melhores medidas para aquela criança, quanto maior o engajamento de todos melhor os resultados.

Izabel Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário