quarta-feira, 20 de junho de 2012

Educar é dar o exemplo.


Quando ouvimos a seguinte frase: “Educação vem de berço”, nos remetemos diretamente ao papel dos pais, e estes são os educadores fundamentais com os quais as crianças aprendem valores básicos como: respeito, disciplina e solidariedade. Dar o exemplo é algo que todos conhecemos, mas será que praticamos isto? Atitudes simples como dividir, doar, dizer a verdade, devolver o troco se este foi entregue errado, são atitudes do dia-dia que não pensamos, mas que as crianças veem todo o tempo.

Em outras famílias, o quesito educação é deixado de lado e essa responsabilidade é transferida para os avós, parentes mais próximos ou para a escola. A educação feita em conjunto entre escola e família é possível, mas é importante distribuir essa responsabilidade e trazer os pais para esta realidade, que estes participem mais da vida dos filhos e a escola possa cumprir seu papel social. A escola e a família podem ajudar muito, mas educação vem, realmente, de casa. Os pais devem estar muito atentos e participar de tudo o que acontece, devem manter o canal de comunicação e confiança com seus filhos verdadeiramente abertos, para poderem atuar e educar sempre que houver necessidade. Nunca encobrindo os erros de seus filhos, pois atrás de um pequeno deslize poderá aparecer um erro de proporções bem maiores, quando talvez, seja tarde demais para tentar remediá-lo.

As crianças seguem os padrões da família: pais alegres, filhos felizes. Ambiente de paz, filhos tranqüilos. Pais que se alimentam corretamente e com equilíbrio, filhos assim serão. Pais organizados, filhos também. Pais educados, que dão e cobram atitudes corretas, formarão filhos íntegros e seguros, e não adianta fechar os olhos: se os pais não educarem seus filhos, a sociedade o fará!

Izabel Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário