quarta-feira, 9 de maio de 2012

Esperamos demais das pessoas



Esperamos demais das pessoas... esperamos tanto, mas tanto, que chegamos a acreditar que elas realmente possam sentir o mesmo que sentimos.  

Quando falamos em desilusão, estamos falando de expectativas não realizadas.  Esperamos demais dos outros, esperamos demais de nós e acabamos criando uma bola de neve com ressentimentos, mágoas, ódio, críticas e principalmente auto-críticas.

Na verdade, acho que a grande vilã dos relacionamentos é a palavra expectativa.  Em todos os relacionamentos, esperar demais talvez seja o maior erro; esperar um sorriso, um abraço ou uma palavra que tranquiliza em um momento de dificuldade, esperar uma atitude diferente, esperar um comportamento diferente...

Mas existe o outro lado não é?  Quando esperamos muito de alguém esquecemos que essa pessoa também está esperando algo de nós.  Talvez ela espere apenas que não nos decepcionemos com ela ou que talvez tenhamos paciência com suas tentativas de corresponder as nossas expectativas.  

Então lembre-se dessa outra pessoa e faça um teste, deixe de esperar algo dela e contente-se com o que ela pode lhe oferecer.
Como dizia São Francisco de Assis: "É dando que se recebe e é perdoando que se é perdoado".

Quanto a mim, vou reler esse texto algumas vezes e aprender com o que eu mesma escrevi.



Luciana Maria Alves





Nenhum comentário:

Postar um comentário