sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quando contar que meu filho é adotado?


 

Vendo hoje na internet sobre o dia da adoção me lembrei de uns dos primeiros pacientes que atendi como estagiaria na faculdade de psicologia, quando realizavamos atendimento sob supervisão do professor, e uma familia procurou o serviço gratuito da faculdade, pois haviam adotado um garoto ainda bebe e naquele momento estava com 7 anos e queriam saber como e quando contar, a fantasia da familia era que ele ao crescer conhecesse e se envolvesse com uma das irmãs biologicas sem saber. Após contarem se surpreenderam, pois o filho ja sabia, ja percebera isto.

É uma escolha muito importante para uma família adotar uma criança, depois de planejamento e orientação, essa decisão enche a casa de alegria para casais que não podem ter filhos biológicos ou que tem filhos naturais e desejam aumentar a família, também traz felicidade para a criança que deseja ter uma família. Depois de ter passado este acontecimento da adoção que existe toda uma adaptação para ambos à nova realidade, começam a surgir às dúvidas, incertezas, perceber o preconceito, e muitas vezes o casal fica diante de uma grande e difícil decisão que é, quando deve contar para seu filho que ele é adotado. 

No caso de adotar um bebe, quanto mais cedo contar é melhor, mesmo que a criança não entenda ainda o significado da palavra, pode explicar que ela é filha do coração ou de uma forma confortável para a família, quando ela estiver mais velha vai compreendendo melhor o significado.

Toda criança chega a uma idade que pergunta aos pais de onde ela veio, e nesse caso o casal deve dizer que ela nasceu de uma outra mãe e outro pai que não tiveram condição de cuidar dela, então esses são os seus pais biológicos.

 Tem que passar confiança, segurança, e tranquilidade, e deverão ser as primeiras pessoas a falar desse assunto com a criança, a partir do momento que ela vem fazer parte da família. E esta é a família dela, quanto melhor o entendimento na família mais fácil de superar o preconceito que sempre existe.

Depois que a criança sabe a verdade, durante todo o tempo ela pede a confirmação em atitudes e comportamentos.

 Se o casal toma a decisão de esconder que seu filho foi adotado, é muito difícil e causa muito sofrimento para eles, e também pode acontecer de a criança descobrir esse segredo sem querer, por outros familiares, ou vizinhos. E se essa descoberta é feita desse modo, pode alimentar um sentimento de que ela foi traída e enganada, e pode ser que perca a confiança em seus pais.

Muitos pais tem medo de serem abandonados ou esquecidos depois que seus filhos descubram a verdade, ou que queira conhecer sua família biológica, mas o vinculo que foi criado naquela família é muito maior do que laço de sangue.

 Se os pais encontrarem dificuldade para contar para seu filho, podem buscar uma ajuda psicológica indo até um profissional dessa área. Existem terapeutas, psicólogos e especialistas prontos para te ajudar.
Izabel Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário