quarta-feira, 25 de abril de 2012

Entendendo conceitos na Psicologia



É muito comum algumas pessoas questionarem em terapia o que significam alguns conceitos como ansiedade, medo, auto-estima e outros... pensando nisso postarei em nosso blog de tempos em tempos explicações resumidas acerca de algumas denominações. 

Ansiedade: é uma sensação difusa, inexplicável que provoca sintomas diferentes para cada pessoa: falta de ar, taquicardia, nervosismo, suores, problemas digestivos, fome exagerada, medos que se tornam irracionais e sem sentido, ficar irritado e provocar brigas e discussões por nada, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e outros.

Auto-estima: capacidade que uma pessoa tem de confiar em si mesma, de sentir-se capaz de enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, é ter amor próprio.

Agressividade: podemos dizer que as pessoas de “pavio curto” são aquelas que quando percebem que não estão agradando atiram pedras.  Agressividade é algo que todos nós temos, mas precisamos aprender a lidar com ela.

Falta de atenção: indivíduo apresenta dificuldades em sustentar a atenção, e/ ou alternar o foco atencional, por curto período de tempo, mesmo durante as atividades cotidianas.

Inquietação motora: o sinal característico da hiperatividade é a dificuldade ou inabilidade de se manter quieto e calmo, com intensa agitação motora, mesmo em situações consideradas inapropriadas.

Timidez excessiva: manifesta-se através da tensão e inibição em situações sociais que interferem e dificultam a realização de objetivos pessoais ou profissionais de uma pessoa.

Falta de limites: Indisciplina com relação a horários, desorganização ou birra quando as vontades não são satisfeitas, são alguns dos comportamentos específicos de pessoas que evidenciam a falta de limites.  Por isso, a importância de ter regras e normas de forma adequada desde pequenos e durante todo o desenvolvimento de uma criança. 

 Medo: o medo faz parte da vida de todos e trata-se de um instinto de sobrevivência.  É um fator de proteção contra os perigos e adversidades que as pessoas adquirem ao longo da vida.

Lembre-se:  essas são apenas algumas definições.   Enquanto questões comportamentais elas envolvem muito mais do que isso!


Luciana Maria Alves




Nenhum comentário:

Postar um comentário