terça-feira, 3 de abril de 2012

Saúde no Trabalho


Passamos a maior parte dos nossos dias dentro do trabalho, deixamos nosso lar, nossa família e amigos e, por esse motivo, torna-se imprescindível sentir prazer na realização profissional. Sendo assim, sentir-se bem no trabalho é essencial na busca da qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial (OMS):

“Qualidade de vida é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto de sua cultura e sistema de valores em que ele vive e em relação com seus objetivos, expectativas, padrões e conceitos.  Trata-se de um conceito amplo, que inclui a saúde física, o estado psicológico, crenças pessoais, relações sociais e suas relações com o ambiente”.

Quando algum setor de nossa vida está desequilibrado, as consequências acabam surgindo e na vida profissional não é diferente. Acabamos por nos cobrar demais e paramos de olhar para nós mesmos não respeitando nosso bem-estar físico e mental e, muitas vezes acabamos adoecendo.

As doenças mais comuns no ambiente de trabalho além do estresse são a ansiedade e a depressão.

Poderíamos definir ansiedade como uma sensação de preocupação constante, de que nada vai dar certo e de medo, que traz angústia e nervosismo. Ela pode estar ligada, também, a sintomas físicos como aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia), falta de ar, sudorese, enxaquecas, entre outros.

A depressão clínica, por sua vez, que é diferente de um momento de tristeza (natural no ser humano), domina por completo a vida da pessoa e faz parte de seu dia-a-dia, interferindo na sua capacidade de trabalhar, de estudar, de se alimentar, de dormir e de se divertir.

Quando suspeitamos de alguma dificuldade emocional ou percebemos que um companheiro de trabalho possa estar passando por isso, o ideal é procurarmos por profissionais da saúde. Toda ajuda é bem-vinda na busca pela qualidade de vida.

Olhar para si, conhecer seus limites, sonhos e preferências são de grande importância neste caso.  Pense que sair da zona de ‘conforto’ é um dos objetivos, por exemplo, de um trabalho psicoterapêutico.

Portanto, sentindo que as coisas não estão bem emocionalmente, que você está longe do seu equilíbrio, do seu eixo, não se acomode! Lute pela sua felicidade!

Lembrando: uma vida feliz e com qualidade é feita dia após dia.  Respeite seu ritmo, seu corpo e sua mente.  Vamos nos fortalecer e nos prevenir!


Luciana Maria Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário