quinta-feira, 29 de março de 2012

Adaptação Escolar

Observe e converse com a criança procurando entender o que ela está sentindo.
Reflita sobre as questões abaixo:
  • O motivo da recusa em ir ou ficar na escola está com a própria criança?
  • Está no ambiente familiar ou na escola?
  • Como está seu estado de saúde de uma forma geral, seu desenvolvimento físico, afetivo e social?
  • Será que estou sendo um pai/ mãe permissivos demais ou rígidos demais?
  • Como está o relacionamento dela com os colegas e com a professora?
  • Ela está se adaptando bem aos métodos e regras da instituição?
Muitas vezes os pais fazem com que os filhos sejam muito dependentes e isso os prejudica quando entram na escola, porque na escola terão que demonstrar responsabilidade, obedecer regras e respeitar limites.
Quando uma criança inicia sua vida escolar, encontra um mundo novo com influências, idéias, amizades e oportunidades com as quais nunca havia se deparado antes.  Nessa época ela precisa de muito apoio dos pais, na forma de interesse, ajuda e encorajamento.
Toda criança, independente de sua história ou idade, terá que enfrentar o primeiro dia de aula e esta experiência acarreta ansiedade e insegurança. Afastar-se do aconchego do lar e enfrentar o desconhecido significa um grande salto na vida de qualquer criança.
Por uma questão de necessidade, atualmente os pais estão matriculando seu filho mais cedo na escola e observamos que muitos deles sentem culpa pelo fato de deixá-lo tão cedo e ter pouco tempo para se dedicar a ele.  Neste caso, o sentimento de culpa é transmitido ao filho e isto fará com que sinta abandonado pelos pais. 
A relação dos pais, especialmente da mãe com o filho é muito importante para o seu desenvolvimento, mas não é a quantidade de tempo que conta e sim a qualidade da relação estabelecida que fará diferença.
Hoje, a formação dos profissionais que trabalham nas escolas é mais completa e a maioria das escolas já conta psicólogos para orientações.
Existe uma preocupação maior em encarar cada criança como uma pessoa individualizada, em olhar de perto seu processo individual de desenvolvimento.  Com isso tornou-se possível determinar com maior precisão as áreas em que cada criança necessita de maior cuidado e atenção.

Luciana Maria Alves




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