quinta-feira, 15 de março de 2012

O PAPEL DO PROFESSOR



A influência dos pais no desenvolvimento da personalidade da criança é incontestável, já que há tempos vem sendo objeto de discussões, estudos e teorias.  Mas o que podemos dizer do papel do professor?  Sua influência sobre o desenvolvimento da personalidade do aluno é relevante?

A resposta é sim.  O professor exerce função não menos importante do que a dos pais no desenvolvimento da criança.  A escola é o primeiro ambiente em que a criança se encontra fora da família.

O professor deve ter consciência deste papel e da sua importância.  Deve entender que sua tarefa não é apenas inserir na cabeça das crianças um número crescente de ensinamentos e sim, antes de tudo, exercer influência sobre a personalidade, como um todo.  A atuação do professor sobre a personalidade da criança é, em alguns casos, mais importante do que as atividades curriculares.

Visto desta maneira, o professor é a ponte mais importante da passagem do mundo infantil para o mundo adulto, pois junto com os pais, são responsáveis pelo encorajamento ao crescimento e independência das crianças.

Ouvimos muitas vezes que o adolescente está destinado para o mundo e não para permanecer agarrado a seus pais.  Mas como introduzir este jovem no mundo adulto de maneira segura e sem traumas?

O professor tem aí um papel importante como uma personalidade e não como um mero transmissor de conhecimento.  A tarefa é difícil. Por isso o mesmo deve estar preparado psicologicamente para exercer plenamente suas funções com responsabilidade, harmonia e de forma natural à medida que se comporta de acordo com o que se propõe a ensinar. 

O professor deve antes de qualquer coisa ser um cidadão que cumpre seus deveres como tal, ser uma pessoa correta e sadia.  O bom exemplo é o melhor método de ensino. Se o professor entender que sua função no mundo vai além de simplesmente encher as cabeças das crianças com matérias e mais matérias, teremos crianças, jovens e adultos mais saudáveis, ou melhor, vamos ter adultos de verdade, preocupados com si mesmos e com os outros, respeitando-se mutuamente e ao seu meio ambiente.

Luciana Maria Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário